Sua empresa inspira confiança entre os próprios clientes no ambiente digital?

No dia 26.04, Bruno Bioni foi entrevistado pela Valor Econômico sobre de que forma as empresas estão mostrando preocupação em informar aos clientes para qual finalidade seus dados serão utilizados e como serão protegidos.

Segundo a matéria, para 86% dos consumidores, ouvidos em pesquisa do The Global State of Online Digital Trust Survey and Index 2018, o alto nível de proteção de dados é uma prioridade na escolha de serviços online. Também 78% responderam que é muito importante ou crucial que suas informações de identificação pessoal sejam protegidas online.

Para Bioni, é preciso entender que a organização recebeu um voto de confiança e deve cuidar dessa informação que está sob seu poder.

Além de reforçar o direito do usuário de saber como seus dados estão sendo usados, armazenados, trafegados e descartados, a legislação orienta sobre o princípio da finalidade. Seja para direcionar um e-mail marketing, para fazer uma pesquisa de opinião ou para habilitar uma funcionalidade dentro de um aplicativo, a empresa deve se perguntar:

“É realmente necessária essa quantidade de dados que estou pedindo? E quem precisa ter acesso a esse dado? Trabalhe na lógica do menos é mais”, recomenda Bioni, “Porque dados desnecessários deixam de ser um ativo e se tornam um elemento tóxico para a organização em um incidente de segurança”, diz.

Bioni também destaca a importância de garantir o diálogo com o titular de dados:

“Você deve dar livre acesso por parte do titular de dados para ele exercer seus direitos e falar: ‘estou de acordo, mas quero que esse dado seja corrigido ou retificado’”.

Para conferir a matéria na íntegra, clique no link.

 

 

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