No dia 26.04, Bruno Bioni foi entrevistado pela Valor Econômico sobre de que forma as empresas estão mostrando preocupação em informar aos clientes para qual finalidade seus dados serão utilizados e como serão protegidos.
Segundo a matéria, para 86% dos consumidores, ouvidos em pesquisa do The Global State of Online Digital Trust Survey and Index 2018, o alto nível de proteção de dados é uma prioridade na escolha de serviços online. Também 78% responderam que é muito importante ou crucial que suas informações de identificação pessoal sejam protegidas online.
Para Bioni, é preciso entender que a organização recebeu um voto de confiança e deve cuidar dessa informação que está sob seu poder.
Além de reforçar o direito do usuário de saber como seus dados estão sendo usados, armazenados, trafegados e descartados, a legislação orienta sobre o princípio da finalidade. Seja para direcionar um e-mail marketing, para fazer uma pesquisa de opinião ou para habilitar uma funcionalidade dentro de um aplicativo, a empresa deve se perguntar:
“É realmente necessária essa quantidade de dados que estou pedindo? E quem precisa ter acesso a esse dado? Trabalhe na lógica do menos é mais”, recomenda Bioni, “Porque dados desnecessários deixam de ser um ativo e se tornam um elemento tóxico para a organização em um incidente de segurança”, diz.
Bioni também destaca a importância de garantir o diálogo com o titular de dados:
“Você deve dar livre acesso por parte do titular de dados para ele exercer seus direitos e falar: ‘estou de acordo, mas quero que esse dado seja corrigido ou retificado’”.
Para conferir a matéria na íntegra, clique no link.
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