Operadoras avançam na preparação para a LGPD

Nesta entrevista ao portal Teletime, em matéria assinada por Marcos Urupá sobre a adequação de operadoras de telecomunicações à LGPD, Bruno Bioni tece considerações sobre os desafios e oportunidades para o setor.

Professor do Data Privacy Brasil e consultor jurídico na área de regulação e tecnologia, Bruno Bioni enxerga um grande desafio para o setor de telecomunicações, que é atender as demandas dos novos direitos que os titulares dos dados possuem na nova legislação.

“Com a vigência da LGPD, o exercício desses direitos ganhará capilaridade. E isso pode trazer para o setor de telecomunicações um grande volume de requisições que deverão ser atendidas, já que é um setor que possuem um significativo volume de clientes”, diz Bioni.

O consultor diz ainda que a LGPD traz um princípio importante: a transparência. “O setor também deverá encarar o desafio de ser mais transparente com o titular dos dados. Como será feita essa comunicação com o usuário? Não importa a base legal que será utilizada, mas é preciso ser transparente em informar o cidadão sobre como os dados que estão de posse de uma operadora estão sendo tratados”, afirmou o advogado.

A reportagem completa pode ser conferida no link.

Assuntos

Compartilhe

O que procura?