Especialistas apontam desafios para realização do Enem digital

Bruno Bioni concedeu entrevista à Agência Brasil para reportagem de Mariana Tokarnia sobre o Enem digital, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) anunciada na semana passada. A proposta é de digitalização gradativa da prova, até que todos(as) os(as) candidatos(as) realizem o Enem pelo computador, o que está previsto para 2026. A contribuição de Bioni pode ser lida abaixo:

(…)

De acordo com fundador e também professor do Data Privacy Brasil, Bruno Bioni, é preciso ainda garantir a proteção dos dados dos estudantes. “Toda vez que o governo se propõe a se informatizar, a ser um governo mais eletrônico, e isso envolve quantidade significativa de processamento de dados, isso deve ser acompanhado com cuidado. Tão importante quanto avançar nessas pautas de digitalização é mostrar preocupação com os dados dos cidadãos”, ressalta Bioni.

Ele destaca que, em agosto do ano que vem, entra em vigor a chamada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018). “Uma das coisas que a lei procura estabelecer é que, quando se está executando uma política pública como essa, deve-se ter todo um programa de governança de dados”, acrescenta Bioni. Ele alerta que o MEC deverá ter transparência quanto ao uso desses dados.

(…)”

 

A reportagem completa da Agência Brasil pode ser acessada aqui. 

Assuntos

Compartilhe

O que procura?