Bruno Bioni comenta uso de Inteligência Artificial e eleições para Aos Fatos

Em matéria elaborada por Ethel Rudnitzki, o Aos Fatos identificou que marqueteiros vendem serviços de Inteligência Artificial para eleições de 2024 em anúncios no Facebook.

Segundo a matéria, o Aos Fatos identificou outros 16 anúncios sobre temas políticos nas plataformas da Meta — dona de Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads — que ofereciam cursos, mentorias, palestras e ferramentas para uso de IA em campanhas políticas. Essas peças publicitárias somaram cerca de 360 mil visualizações no período, por menos de R$ 2.800, e foram impulsionadas por seis anunciantes diferentes.

A ferramenta de transparência da Meta não informa os números exatos de audiência e custo para o anunciante. Outro marqueteiro que pagou por anúncios no Facebook para oferecer serviços relacionados a inteligência artificial é Marcos Eraldo Arnaud Marques, que frequentou o noticiário nos últimos anos. Durante a pandemia, ele assessorou o então ministro da Saúde e atual deputado, Eduardo Pazuello (PL-RJ), que era também general da ativa e espalhava mentiras sobre a Covid-19. Por isso, Markinhos Show — como é conhecido — entrou na mira da CPI. Apesar de os senadores terem marcado data, o depoimento foi postergado e acabou não acontecendo.

“Essa proposta regulatória, se aprovada, e deve ser aprovada, vai estabelecer a fundação desse edifício regulatório. Os andares, tanto de eleições, como saúde ou financeiro, dependerão necessariamente de órgãos reguladores setoriais. Eles podem dar essa camada de especificação”, explica o sócio fundador da Bioni Consultoria, Bruno Bioni.

Confira a matéria completa aqui.

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