Bioni é entrevistado pela CBN: Confiança e Segurança digital

No dia 24.02, quarta-feira, Bruno Bioni foi entrevistado pela CBN Tecnologia da Informação sobre confiança e segurança digital: de que forma assegurar que uma empresa pode garantir a confiança dos seus consumidores ao compartilharem seus dados com ela, considerando que a privacidade e a transparência são itens básicos para um acesso digital seguro.

Bioni destacou em relação à confiança depositada pelo consumidor no Estado que:

Tivemos uma vitória na semana passada ao incluir a proteção de dados em nossa Constituição Federal como direito fundamental. Isso foi um passo importantíssimo que demos, pois nós, enquanto cidadãos e consumidores, temos agora esse direito. O Estado deve respeitar esse direito, deve arcar com uma série de salvaguardas e cuidados para não trair essa confiança que depositamos nele.

Bruno ainda frisou que, tendo em vista a inclusão da proteção de dados pessoais na Constituição Federal, parte-se do pressuposto de que dados devem ser circulados na sociedade para proporcionar melhor execução de políticas públicas, a exemplo do Bolsa Família e de FIES, e de programas de créditos bancários e publicidade direcionada, porém devendo seguir as “regras do jogo”.

E, segundo Bioni, uma das principais regras seria uma perspectiva de transparência. Logo, o Estado não necessariamente pedirá o consentimento para melhor campanha pública, mas deve se cercar dos devidos cuidados para que não se utilize das informações de maneira inadequada. O voto de confiança deve ser, portanto, correspondido.

Para conferir a entrevista na íntegra, basta acessar o site da CBN, clicando aqui.

Assuntos

Compartilhe

O que procura?