TSE institui grupo de combate à desinformação e nomeia Bruno Bioni como membro consultivo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, em 27 de junho de 2025, a Portaria nº 289, que institui um Grupo de Trabalho Consultivo com a missão de desenvolver diagnósticos, pesquisas, programas, projetos e campanhas voltadas ao aprimoramento das estratégias de combate à desinformação eleitoral e práticas que possam comprometer a liberdade do voto.

 

O grupo, vinculado diretamente à Presidência do TSE e composto por especialistas de diversas áreas, atuará de forma honorífica e multidisciplinar. Entre os nomeados, Bruno  Bioni integra a composição oficial do grupo. A inclusão de Bioni traz  uma forte perspectiva técnica e acadêmica para enfrentar os desafios regulatórios e éticos da desinformação em ambiente digital.

 

Os principais objetivos do Grupo Consultivo de Trabalho são a formulação de propostas e estratégias para o enfrentamento à desinformação eleitoral, o apoio à Presidência do TSE na proposição de ações consultivas e propositivas e o estabelecimento de subgrupos temáticos conforme necessidade, em áreas como IA, regulação digital, redes sociais e segurança da informação.

 

A participação de Bruno Bioni reforça o compromisso do TSE com uma abordagem interdisciplinar e tecnicamente qualificada no enfrentamento à desinformação eleitoral.

 

Veja a íntegra da Portaria nº 289, de 27 de junho de 2025.

Assuntos

Compartilhe

O que procura?