Em maio, Bruno Bioni participou do STI Forum Action Day: Advancing the Global Digital Compact, realizado na sede da ONU, em Nova York. A participação integrou a programação do Fórum Multissetorial de Ciência, Tecnologia e Inovação da ONU.
Bioni foi porta-voz em um painel que discutiu por que e como a governança de dados é essencial para garantir direitos fundamentais e promover um modelo de desenvolvimento mais inclusivo, sustentável e justo. No painel, Bruno reforçou que os dados não são neutros: representam escolhas que podem (in)visibilizar mais ou menos determinados grupos e causas — o que impacta diretamente a distribuição de oportunidades, proteção e reconhecimento.
📌 Para Bioni, a centralidade das pessoas na produção, no uso e na gestão de fluxos informacionais é condição indispensável para que a transformação digital não reproduza exclusões e desigualdades, mas fortaleça liberdades, como o direito à privacidade, consagrado no artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
🔗 O evento completo e o painel com a participação de Bruno Bioni estão disponíveis neste link: STI Forum Action Day
Assuntos
Compartilhe