Em 2024, Bruno Bioni teve um ano de intensa atividade, contribuindo para o debate sobre proteção de dados, regulatório de novas tecnologias, governança digital e, sobretudo, inteligência artificial. Ao longo do ano uma das prioridades internas foi a contribuição para com a sociedade civil com discussões relevantes sobre os desafios contemporâneos da sociedade digital, sempre com o compromisso de promover uma abordagem prática, ética e alinhada aos direitos fundamentais.
Dessa forma, no ano passado participamos de:
Bruno Bioni e a consultoria estiveram presentes em 28 entrevistas e matérias na mídia, abordando temas como a implementação dos desafios regulatórios da inteligência artificial e as melhores práticas em governança de dados. Essas participações permitiram compartilhar conhecimento e ajudar na disseminação de boas práticas em um momento crucial para a transformação digital no Brasil. Algumas participações foram destaque no ano de 2024 como a matéria da Folha de São Paulo sobre falhas na IA da Google e seu impacto nas eleições municipais do ano corrente e a matéria para a jornalista Patrícia Campos Mello sobre o PL 2338/2023 (PL de IA).
Participamos ativamente de 3 audiências públicas, contribuindo com análises técnicas e práticas sobre a regulação de dados pessoais e novas tecnologias. Essas intervenções foram essenciais para fortalecer o diálogo entre os agentes reguladores e a sociedade, buscando soluções que equilibrassem inovação e proteção de direitos. Destaca-se a participação de Bruno na Audiência Pública sobre a regulamentação de sistemas de inteligência artificial no Poder Judiciário que ocorreu em setembro de 2024. Bruno Bioni contribuiu com considerações sobre a Resolução que indica alterações na Resolução CNJ n. 332/2020.
Em dezenas de eventos nacionais e internacionais nos envolvemos em debates sobre governança de dados, privacidade digital e inteligência artificial, sempre com foco na construção de um futuro digital mais justo e sustentável. Esses espaços proporcionaram intercâmbio de ideias e permitiram a colaboração com especialistas e stakeholders diversos. Merecem destaque a maior Data Privacy Global Conference já realizada, o T20 Brasil Summit e o evento de comemoração de 6 anos da LGPD promovido pelo STF.
A produção intelectual foi uma parte importante do trabalho em 2024, com 8 artigos, capítulos de livros e outras contribuições escritas, com destaque para o capítulo do livro Direitos Fundamentais e Novas Tecnologias – Homenagem ao professor Danilo Doneda, com o artigo Dados, Informação e Justiça: O Legado de Danilo Doneda, com contribuições de Bruno Ricardo Bioni, Isabela de Araújo Santos e Marcella Queiroz de Castro.
Bruno Bioni colaborou como consultor técnico do Relator Senador Eduardo Gomes no Projeto de Lei de Regulação da Inteligência Artificial (PL 2338/2023). Bruno também foi nomeado pelo TSE como Membro do Comitê de Estudos sobre Integridade Digital e Transparência nas Plataformas de Internet, que contou com a presidência dos Ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
Além disso, Bioni foi escolhido para co-liderar o T20 Brasil (Think20) do G20, da Organização das Nações Unidas. Bruno liderou a frente “Transformação digital inclusiva”. As principais contribuições do grupo foram o Communiqué – documento oficial que reúne as principais recomendações e políticas discutidas e propostas durante a conferência do T20 Brasil e a Declaração de São Luís – declaração conjunta sobre uso responsável da IA no âmbito do G20.
Em 2024 tivemos a oportunidade de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do debate sobre proteção de dados e as questões emergentes no universo da tecnologia. Cada uma dessas iniciativas – entrevistas, audiências, artigos, eventos e videoconferências – reflete nosso compromisso com o fortalecimento das práticas regulatórias, a promoção da ética na tecnologia e a defesa dos direitos dos indivíduos.
Em 2025 continuaremos a trabalhar para oferecer soluções práticas e para contribuir de maneira construtiva no cenário regulatório e tecnológico do Brasil e do mundo.
Assuntos
Compartilhe